Alarme para Moto: Realmente Funciona? Preço e Informações

alarme para moto é de fato um recurso válido ainda em 2023? A resposta é um pouco mais complexa, visto que a segurança do veículo e do motorista devem sempre ser prioridade. Por isso, nós preparamos uma explicação completa sobre o uso do alarme para moto; confira!

Foto: Banco de Imagens

Como funciona o alarme para moto?

alarme para moto trata-se, por definição, de um efeito sonoro que dispara quando determinado padrão de segurança é violado. Em resumo, o alarme clássico cria uma indicação sonora geralmente com um volume bem alto com a intenção de espantar a tentativa de furto do veículo.

Dessa maneira, o alarme tradicional não traz travas ou outros recursos, mas sim um alerta sonoro emitido diretamente pelo produto. Por muitos anos, o produto foi um dos principais recursos de segurança utilizados no Brasil, e ainda tem seu espaço no mercado nacional.


O alarme realmente funciona?

O imaginário brasileiro já tem a construção mental de que o som do alarme significa um indício de roubo. Dessa maneira, o alarme tradicional é eficiente para alertar as pessoas ao redor de que pode estar havendo um furto do produto.

Foto: Divulgação

Em algumas situações, o alarme pode funcionar de fato, principalmente se estiver em locais movimentados ou próximo de postos policiais. Além disso, a presença do produto pode desencorajar o furto. Dessa maneira, o alarme é um recurso de segurança válido.

Porém, apenas o alarme pode não ser o suficiente. O som indica que está havendo um furto, mas não garante que alguém realizará alguma intervenção para impedir a ação. Ainda mais com os crescentes índices de violência em diversas situações do país, o clima de ‘medo generalizado’ pode impedir qualquer atitude.

Por isso, o alarme não garante nem dá a obrigação de alguém intervir na ação. Além disso, há maneiras de desativar o som e manter o furto. Portanto, o ideal é que o alarme seja um dos itens de segurança, e não o único da moto.


Outros recursos de segurança

O mercado nacional oferece bons alarmes por menos de R$100,00 em lojas on-line e físicas. Dessa maneira, vale a pena sim investir em um alarme como um dos recursos de segurança. Porém, o ideal é construir um sistema mais eficiente para proteger a moto.

As travas para moto também são seguras para a proteção do veículo. Esse tipo de cadeado pode ser anexado à roda ou ao guidão da moto. Assim, para liberar o funcionamento, é preciso inserir uma senha pré-definida pelo motorista. Em caso de furto, o sistema trava os principais componentes da moto.

Foto: Divulgação

Outro recurso é os sistemas de monitoramento. Empresas como a Carsystem e a Porto Seguro oferecem planos de monitoramento 24 horas. Esses serviços são pagos por assinatura mensal e realizam uma vigília a todo momento da moto, também podendo indicar a localização do veículo em caso de furto.

Os sistemas de monitoramento também contam com planos com outros serviços, como assistência técnica e ajuda em caso de danos. Os preços variam em relação à categoria da moto, podendo ir desde algumas dezenas até algumas centenas de reais por mês.


E o seguro para moto?

O seguro para moto também é um item importante. O pagamento de uma franquia garante que a pessoa possa receber um novo bem em caso de roubo ou furto.

Foto: Divulgação

O fato de contar com um seguro para moto também pode diminuir o risco de reação a assaltos. Em caso de roubo à mão armada, o fato de poder receber o produto – ainda que com o pagamento da franquia – pode dar mais confiança para o piloto pensar primeiro em sua integridade física.

Por fim, o alarme é sim um bom item de segurança. Porém, sozinho não garante a proteção da moto. O ideal mesmo é construir um sistema de segurança integrado com mais recursos. O investimento na segurança da moto vai depender das necessidades e do orçamento do dono do veículo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.