Qual Farol de Milha para Moto Comprar em 2023?

Se você está buscando qual farol de milha para moto comprar em 2023, você precisa ficar de olho na legislação e nas características desse produto. Por isso, nós separamos as principais dicas sobre o farol de milha para motos; confira!

Foto: Divulgação

Como funciona o farol de milha?

O farol de milha é um tipo de iluminação que aumenta o alcance do campo de visão do motorista. O produto não substitui o conjunto ótico da moto, mas sim adiciona maior capacidade de visão. Nesse sentido, os faróis de milha são posicionados em uma parte mais alta da iluminação frontal.

A anatomia do farol de milha traz uma luz com um feixe mais forte e intenso. Assim, o farol de milha apresenta uma luz direta verticalmente, com uma iluminação dura e consistente focada totalmente em linha reta. Assim, não altera a visão lateral, mas somente a frontal.

Foto: Reprodução YouTube

Pela força do feixe em linha reta, o farol de milha pode cegar os motoristas da mão oposta. Por conta disso, a legislação sobre o uso do recurso de iluminação traz uma série de considerações, sobretudo para o porte do produto em motocicletas.

Clique aqui para ver mais dicas e novidades sobre os carros.


Pode usar o farol de milha na moto?

O Código de Trânsito Brasileiro permite o uso do farol de milha em carros de passeio. A principal regra traz a obrigatoriedade de casar o acionamento do farol de milha junto do farol alto. Dessa maneira, os dois são ligados juntos, significando que o farol de milha não pode ficar ligado ao farol normal.

Para as motos, a legislação não prevê uma regulamentação específica. Por conta disso, é passível a aplicação de multas para quem transitar com o farol de milha na moto. Essa decisão vai depender muito da região, mas de toda maneira, usar o farol de milha traz efetivamente o risco de multa.

Desde 2022, tramita no Congresso Brasileiro um projeto de lei para a regulamentação do uso do farol de milha pelas motocicletas. O Projeto de Lei 64/22 ainda aguarda o julgamento e a aplicação, o que deve chegar ao longo dos próximos meses.


Qual farol de milha utilizar?

Em primeiro lugar, o motorista precisa ter a consciência que o uso do farol de milha pode gerar multa. Nesse sentido, a decisão de comprar o produto é arriscada, e raramente alguma moto vai sair de fábrica atualmente com o recurso no conjunto ótico.

Entretanto, o mercado brasileiro oferece algumas opções de produtos. No geral, o motociclista pode usar o mesmo farol de milha aplicado em carros. Assim, o preço médio varia bastante de 50 até algumas centenas de reais, tanto em lojas on-line quanto físicas.

Foto: Divulgação

O motociclista ainda pode comprar faróis de milha específicos para motos. Os produtos não são muito encontrados em lojas oficiais das concessionárias, visto que não é um item completamente legalizado. Nesse sentido, os e-commerce de produtos importados oferecem muitas opções.

Os próprios faróis de milha trazem instruções para a instalação do produto, que, geralmente, pode ser colocado ao lado do farol tradicional. Contudo, o motociclista pode procurar uma oficina especializada. Nesse sentido, alguns mecânicos podem negar a instalação.

Foto: Divulgação

Quais os outros tipos de faróis disponíveis?

Além do farol de milha, o mercado de conjuntos óticos oferecem outras opções de produtos. Nesse sentido, temos os faróis de neblina, que aumenta a capacidade de visualização em situações adversas, como a própria neblina.

O farolete também é outro acessório que funciona como uma luz de posição. O produto é mais utilizado em carros, já que oferece para outros motoristas uma referência do tamanho do veículo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.