A carretinha para moto é um acessório bem útil que serve no dia a dia para o trasporte de carga em motos. Como há muita oferta no mercado, nós separamos algumas dicas de carretinha para moto; confira!
Contents
O que diz a legislação?
O Código de Trânsito Brasileiro define carretinhas, reboques e semi-reboques na mesma categoria. Nesse sentido, esse tipo de veículo é permitido pela legislação brasileira.
No geral, há algumas regras para o trânsito dos veículos. Em primeiro lugar, apenas as motos a partir de 125cc podem puxar a carretinha. Além disso, o veículo é registrado com placa e licenciamento.
Para transitar dentro das cidades, a carretinha tem que possuir iluminação completa, freios, luzes de freios e estar em bom funcionamento. Cada tipo de carretinha também não pode estabelecer o limite de peso das cilindradas permitidas.
Dicas de carretinhas para motos
O mercado de carretinha para moto é bastante regionalizado, sem grandes marcas de abrangência nacional. Porém, veja algumas dicas de produtos e de estilos para comprar:
Fazendinha
As carretas do estilo ‘fazendinha’ são revestidas em todos os lados. No geral, a construção é de madeira ou de aço, trazendo um espaço para carregar diferentes produtos.
As carretinhas menores de madeira carregam menos peso, mas já são suficientes para um trânsito menos exigente. No geral, um produto com medidas de 0,80×1,40 consegue entregar uma boa performance pelo preço médio na casa dos 4 a 5 mil reais.
Outros modelos maiores, acima dos 2 metros de comprimento, também conseguem entregar uma capacidade carga de 300kg. Na maior parte das vezes, a carretinha mista pode carregar equipamentos ou motos, com o preço na faixa dos 6 mil reais.
Os reboques revestidos de aço também dão uma boa segurança para a condução. Nesse sentido, também podem aguentar mais peso. O preço também é um pouco elevado, para além dos 5 mil reais em bons modelos.
Transporte de motos
As carretinhas são muito usadas para transportar outras motos. Nesse sentido, a estrutura é mais simples e o preço varia de acordo com a capacidade de veículos transportados.
E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
A carretinha para uma moto tem estrutura suficiente para suportart diferentes modelos de scooters ou até de superesportivas. Nesse sentido, há bons produtos na faixa dos 5 mil reais.
O modelo mais popular nesse estilo traz pelo menos 3 vagas para motos, sendo mais eficiente. Novamente, funciona bem para diferentes tipos de motos. Em várias regiões do Brasil, há bons produtos na faixa dos 5 mil reais.
Carretinha baú
As carretinhas para moto com o formato de baú podem ser utilizadas para diferentes tipos de transporte. Há opções menores de 0,50×1,00m que carregam uma boa capacidade de carga com o preço na faixa dos 4 mil reais.
Outros modelos acima dos 2 metros de altura são funcionais para o transporte de cargas maiores. Porém, o preço também é mais alto, ultrapassando os 10 mil reais no mercado brasileiro.
Quem precisa pode encontrar oficinas para a personalização da carretinha para moto, inserindo sistema de refrigeração ou outros tipos de features importantes para o trajeto.
A dica geral para a compra é procurar na internet e em concessionárias, já que a venda do produto é bem regionalizada. Além disso, dá para encontrar bons modelos de segunda mão e não necessariamente 0km.