Cinco dicas para escolher bem a sua moto; Principais pontos

Está pensando em comprar uma moto nova e não sabe por onde começar a pesquisa? Confira então cinco dicas para escolher bem a sua moto. Entenda como analisar as principais características de cada veículo antes de efetivar a compra da sua moto nova.

publicidade
Cinco dicas para escolher bem a sua moto
Cinco dicas para escolher bem a sua moto

Veja como escolher bem a sua moto

A princípio, o Brasil está posicionado como o 8° maior fabricante de motos do mundo. Nesse sentido, tem uma frota de quase 30 milhões de veículos com duas rodas circulando pelo país.

publicidade

Tal número tão expressivo é uma realidade por conta de alguns motivos bem simples: a motocicleta é econômica e mais barato que pode te levar de um lugar para outro com rapidez e agilidade.

Além disso, os veículos de duas rodas são mais práticos para fugir do trânsito turbulento e de congestionamentos causados pelo transporte público. Especialmente nas cidades grandes.

✓ Veja também:

publicidade

Desse modo, mais de 70% dos interessados em motocicletas são pessoas que estão buscando a sua primeira moto. Entretanto, é importante rever alguns aspectos antes de comprar sua nova companheira de duas rodas.

Por isso, separamos aqui cinco dicas para escolher bem a sua moto, e te ajudar a eleger o veículo que se adequa e atende melhor suas necessidades e, claro, seu bolso. Confira:

publicidade

Cinco dicas para escolher bem a sua moto

Em primeiro lugar, é válido ressaltar que não iremos sugerir nenhum tipo de fabricante. Esta matéria foi elaborada somente para te ajudar a tomar as melhores decisões com base em suas necessidades.

Então, confira a seguir as 5 dicas que preparamos para você:

1- Analise o uso diário que a moto terá

Primeiramente, compre uma moto específica para o trajeto que você fará na maior parte das vezes. Ou seja, uma moto que atenda suas necessidades de uso ao longo das semanas.

publicidade

Desse modo, se você vai trafegar nos meios urbanos, com muito congestionamento, é interessante escolher uma moto ágil e mais compacta. Como uma scooter, por exemplo.

Agora, se você costuma viajar muito, é interessante escolher uma opção com motor superior a 500 cm³. Por fim, se você gosta de se aventurar com trechos fora de estrada, as motos da categoria trail serão as mais indicadas.

Dessa forma, não é indicado comprar uma motocicleta pequena, se você costuma viajar com muita frequência. Da mesma forma que não vale a pena gastar a mais com uma moto feita para a estrada.

publicidade

✓ Conheça os lançamentos do ano:

2 – Sempre compare preços entre motos usadas e novas

Outra dica para escolher bem a sua moto é sempre fazer um comparativo entre os modelos novos e usados. Nesse sentido, existem diversos veículos usados com baixa quilometragem que podem sair bem mais em conta para seu bolso.

publicidade

Contudo, se você faz questão de ter uma moto 0km, então aproveite e procure a com melhor custo benefício para seu orçamento.

3 – Atente-se para os custos de manutenção

A princípio, motos de baixa cilindrada oferecem custos de mecânica mais altos. Portanto, antes de bater o martelo sobre algum modelo, pesquise o preço das peças e manutenção do modelo.

É importante analisar todos os itens que compõem a moto e se eles costumam exigir uma manutenção frequente. Pois o que aparentemente saiu barato agora, pode custar caro lá na frente.

publicidade

4 – Se comprar uma moto usada, peça a revisão de um mecânico

Uma das cinco dicas para escolher bem a sua moto é pedir a ajuda de um mecânico, especialmente se o modelo for usado. Nesse sentido, ele saberá dizer se o veículo possui algum problema e se a compra valerá ou não a pena.

5 – Teste a moto

Por último, e não menos importante, faça um test-drive da moto que você gostou. Desse modo, você poderá tirar as conclusões sobre modo de pilotagem, conforto e segurança oferecidas pelo veículo.

Ah, e isso vale tanto para as motocicletas novas quanto usadas. Nesse último caso, para o dono deixar você dar uma volta com ela antes de decidir sobre a compra.

publicidade

E se você gostou destas dicas, não deixe de acompanhar outros conteúdos da nossa página!

Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Cinco dicas para escolher bem a sua moto; Principais pontos

Arthur Lins
Formado em jornalismo, Arthur é especialista em motos e se juntou a equipe do Motos News em 2020 e desde então, vem trazendo novidades semanalmente para a página e assuntos relacionados ao mundo das duas rodas deixando todos os nossos leitores bem informados.