CNH para moto: Tudo sobre prova teórica e prática da categoria ‘A’

Tirar a CNH para moto é o sonho de muitas pessoas, principalmente dos jovens quando completam 18 anos. Ao completar a idade mínima permitida para tirar a CNH, logo surgem vários questionamentos como: como tirar a CNH para moto, como funciona a prova teórica e prática, e entre outras.

publicidade

Antes de conferir como funciona a prova prática e teórica para tirar a CNH para moto, é de suma importância saber que é necessário fazer o cadastro no site do Detran de seu estado.

Depois disso, basta agendar o atendimento presencial para a apresentação dos documentos exigidos, como: RG, CPF, comprovante de residência atualizado e entre outros.

publicidade

É nesse primeiro momento que os dados biométricos são coletados, assim como também a assinatura do candidato.

CNH para moto
CNH para moto

Ainda nesse processo, os candidatos precisam fazer exames de saúde física e mental, assim como também uma avaliação psicológica. Tudo isso é para provar que o candidato está apto à pilotar uma moto!

publicidade

Após todos os procedimentos iniciais, é dado início a preparação para tirar a CNH para moto. 

Como já deve ser do seu conhecimento, para conseguir tirar a CNH paramoto, é necessário conseguir aprovação na prova teórica e prática CNH.

Etapas para tirar a CNH para moto

Para tirar a CNH para moto, é necessário passar por três etapas. São elas:

publicidade
  • Processo 1: Exame médico e psicotécnico;
  • Processo 2: Curso teórico e prova teórica;
  • Processo 3: Curso prático de direção e exame prático de direção.

Prova teórica para tirar a CNH na categoria A

Após a abertura do processo para obtenção da CNH na categoria A, é realizado o exame médico e psicológico. Depois disso, começam as aulas teóricas, onde os candidatos vão estudar sobre as leis de trânsitos.

Ao cumprir o número mínimo de aulas solicitadas, que é de 45 horas de aula, para a categoria A, já é possível agendar a prova teórica.

publicidade

A prova teórica para tirar a CNH para moto é composta por 30 questões de múltipla escolha e testa os conceitos ensinados. Para ser aprovado, o candidato precisa acerta 70%, que são 21 questões.

✓ Veja mais informações sobre motos:

publicidade

Caso seja aprovado, o candidato já pode marcar as aulas práticas para em seguida realizar o exame prático.

Prova prática para tirar a CNH na categoria A

Aprovado na prova teórica, chegou a vez de realizar o exame prático. Esta etapa envolve todos os treinamentos e orientações que foram vistos na autoescola.

publicidade

Sendo assim, é de suma importância seguir à risca tudo o que foi ensinado pelos instrutores.

“Os procedimentos na condução da moto são acompanhados por um examinador e o motociclista passa por várias situações, como andar em um trecho de labirinto, inclusive contornando cones, para avaliação do equilíbrio, além de testes e controles de frenagem, parada repentina, partida em semáforo, respeito à sinalização etc”.
Fonte: Moto.com
Aprovado na prova teórica e prática, você consegue ter a sua CNH para moto e estará apto a pilotar qualquer motocicleta!

publicidade
Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

CNH para moto: Tudo sobre prova teórica e prática da categoria ‘A’

Arthur Lins
Formado em jornalismo, Arthur é especialista em motos e se juntou a equipe do Motos News em 2020 e desde então, vem trazendo novidades semanalmente para a página e assuntos relacionados ao mundo das duas rodas deixando todos os nossos leitores bem informados.