Tirar carteira de habilitação é um processo que pode ser penoso e caro para muita gente, e daí surge a pergunta: moto que não precisa de habilitação existe? Entenda como funciona a lei brasileira!
Contents
Existe moto que não precisa de habilitação?
Em primeiro lugar, o principal documento para conduzir motos é a CNH, também chamada de Carteira Nacional de Habilitação Tipo A. O processo para tirar a carteira exige passar pela autoescola e pelos testes do Detran.Porém, há outro tipo de ‘habilitação’, trata-se da ACC, ou Autorização para Conduzir Ciclomotor.
Os ciclomotores são os veículos com 50cc ou menos, sendo um tipo diferente das motocicletas. Enquanto os veículos de 110cc, por exemplo, precisam da CNH, as motos ou motonetas com menos de 50cc exigem a ACC.
Portanto, não existe um tipo de moto que não precisa de habilitação. Dirigir sem absolutamente nenhum tipo de autorização não é permitido no Brasil. Desse modo, se o piloto dirigir uma moto acima de 50cc, precisa da CNH, e se tiver um veículo de 49cc, precisa portar a ACC.
Como tirar a ACC?
Para tirar a ACC, o processo é bem parecido com a CNH. O cidadão precisa se dirigir a um centro de formação de condutores e dar início à solicitação. A pessoa também precisará passar pelo curso teórico, prova, curso prático e prova prática.
A grande diferença com a CNH está nas aulas, visto que a carga horária da ACC é bem menor, o que também reduz o preço do documento. Porém, as taxas de provas são as mesmas.
Financiamento de Moto 2023
Vale A Pena? Como Fazer?
Dicas de ciclomotores
Como anteriormente, não é permitido dirigir sem nenhuma autorização, e no mínimo, o condutor precisará de uma ACC. Nesse sentido, o mercado oferece boas opções de ciclomotores até 50cc; confira:
1. Shineray Jet 50
A Jet 50 é um ciclomotor que não precisa de habilitação CNH, mas sim de ACC, como todos os outros. O veículo é bem equipado com câmbio de centrífuga automática, protetor de escapamento, farol direcional e quase 4 litros de tanque de gasolina.
Em termos de motorização, a Jet 50 conta com OHC 4 tempos com um cilindro e refrigerado a ar. Com essa configuração, consegue chegar próximo dos 3cv de potência máxima. O preço inicial da moto é de 8.280 reais mais custos de frete no mercado brasileiro.
A Jet 50 2x é outra variação da mesma linha da Shineray, trazendo um modelo igualmente forte e tecnológico com centrífuga automática. O preço é bem parecido na faixa dos 8.300 reais.
E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
2. Shineray Phoenix 50
A Phoenix 50 é outra moto da Shineray que se enquadra no conceito de ciclomotor. O veículo é mais simples do que os outros modelos da marca chinesa, trazendo uma carenagem mais simples.
Nesse sentido, a Shineray Phoenix 50 tem uma construção bem clássica no estilo cinquentinha, ainda mais por trazer uma condução simples. Por isso, o preço de saída da moto é de 6.990 reais no mercado brasileiro.
Confira também, as Motos até 10 mil para comprar sem medo de errar (novas e usadas)
3. Shineray New Super Smart 50
A New Super Smart 50 apresenta também uma carenagem simples, trazendo um ciclomotor clássico com boa condução. A estrutura ainda oferece bagageiro dianteiro e traseiro, faróis direcionados e acabamento cromado. O preço de saída da moto é de 5 mil reais.
4. Dafra ZIG
A Dafra Zig é uma cinquentinha que não está mais em linha. Porém, o mercado brasileiro ainda pode oferecer boas opções de segunda mão. Com uma carenagem bem construída, entrega uma cinquentinha forte. O preço médio dos modelos está na faixa dos 5 mil reais.