A temporada de 2023 procura oferecer boas opções de nova marca de motos para o mercado brasileiro. O ano já tem confirmadas pelo menos quatro montadoras foras do país que trarão suas atividades para o Brasil; conheça tudo!

Contents
1- A italiana Fantic
A Fantic é uma marca italiana que aposta em diferentes linhas de motos adventure e trail. Além disso, tem uma vertente forte para o cross competitivo ao redor do mundo.

A marca chega ao Brasil em parceria com a 2W Motors, grupo paulistano que é responsável pela importação de outras marcas internacionais, como Royal Enfield e KTM.
Já há algum tempo, a 2W Motors comercializa as bicicletas da Fantic. Porém, para 2023, a marca já criou um site e disponibilizará algumas versões de motos à combustão da montadora italiana.
As linhas da Fantic que chegam ao Brasil
A principal linha da Fantic que chega ao Brasil é a Caballero 500. As motos apresentam um visual retrô com uma construção adventure bem forte. Os motores de 471cc dão uma boa potência para a condução urbana e nas cidades. O preço europeu está na média de 6 mil euros, próximo de 40 mil reais.

Outra moto da Fantic que chega ao Brasil é a XEF 250. O modelo trata-se de um cross esportivo para competição ou para uso amador. A moto tem uma carenagem bem firme e deve ser comercializada por valores próximos de 60 mil reais em território nacional.
2- A chinesa Zontes
A Zontes é uma montadora chinesa que pertence ao Tayo Motorcycle, grupo asiático de tecnologia e inovação em produção de veículos. Inclusive, a marca é reconhecida pelas criações tecnológicas que apresenta ao mercado, desde 2003, quando iniciou suas atividades.

A marca será comercializada no Brasil pela JTZ, empresa que vende os produtos da Suzuki e da Kymco. Os envolvidos ainda não detalharam a operação no Brasil, nem com preços nem datas. Porém, a chegada pode acontecer ainda no primeiro semestre de 2023.
As linhas da Zontes que chegam ao Brasil
A expectativa é de que essa nova marca de motos no Brasil, importe a linha 310 ao Brasil. As motos de 312cc apresentam estilo naked para diferentes usos. O motor da marca entrega uma tecnologia de refrigeração que otimiza totalmente o uso de combustível. Dessa maneira, são motos econômicas.

Alguns modelos que chegam ao Brasil são 310R, 310T, 310V e 310R. No mercado português, as 310 da Zontes tem o preço médio de 5 mil euros, algo próximo de 30 mil reais. Porém, o mercado brasileiro pode apresentar valores diferentes para o público.
3- A indiana Bajaj
A Bajaj é uma marca indiana que tem mais de seis décadas de atuação no mercado asiático. Ao longo dos anos, a montadora expandiu suas atividades para boa parte do mundo todo, com foco no mercado europeu e norte-americano.

No final de 2022, a Bajaj iniciou suas operações no Brasil. A montadora abriu algumas concessionárias no país, sobretudo no estado de São Paulo. A ideia para os próximos meses é de aumentar os locais no país.
As linhas da Bajaj que chegam ao Brasil
De início, em um primeiro momento, a Bajaj importou a linha Dominar para o Brasil. As motos contam com versões Dominar 160, Dominar 200 e Dominar 400. A proposta é trazer motos com o visual naked e com um preço mais barato para o mercado sul-americano.

As motos da Bajaj contam com uma boa tecnologia para o trânsito urbano. A versão 160 tem preço de saída de 19 mil reais. Enquanto isso, a Dominar 400 tem o preço mínimo de 24 mil reais. Para os próximos meses, a Bajaj pode trazer mais linhas para o Brasil.
4- A italiana MV Agusta
Essa é mais uma nova marca de motos que chega ao país. A montadora italiana fabrica motos de alto padrão com visual e design esportivos. O nome pode não ser muito conhecido ainda no Brasil, mas a marca promete entregar produtos bem poderosos para os fãs de motociclismo.

As operações no Brasil serão realizadas por um grupo na cidade de Campinas, que ficará responsável pela importação das motos da MV. A tendência é que 2023 já comece com os produtos no mercado.
As linhas da MV Agusta que chegam ao Brasil
A empresa brasileira deve trazer a linha Brutale. As motos contam com versões de 800 e de 1.000 cilindradas. No geral, o visual é bem esportivo, com uma carenagem leve e muita potência. O design naked chama muita atenção e promete ser uma marca forte em motos luxuosas.
A Lelis Motosport ainda deve importar os modelos Dragster e Superveloce. Os preços da MV Augusta podem chegar nos 450 mil reais, procurando ocupar o mercado de luxo no país.