O óleo para moto é um componente fundamental para a saúde do motor e do funcionamento geral do veículo. Por isso, você precisa saber tudo sobre o óleo para moto; confira!
Contents
Para que serve o óleo para moto?
O óleo para moto é um componente vital na saúde e no funcionamento da moto. Com um formato viscoso, o produto tem a função de adentrar ao motor e a outras peças do veículo para reduzir o atrito entre tais componentes e reduzir o desgaste dos mesmos.
O produto tem um tempo de vida útil, visto que com o tempo, perde a viscosidade e para de funcionar. Nesse sentido, o óleo para moto vencido é a mesma coisa que nada, visto que sem as devidas propriedades em dia não consegue fazer o trabalho de proteger o motor e a caranagem.
Os tipos de óleo para moto
O mercado de óleos para motor oferece diferentes produtos de acordo com o material de origem. Nesse sentido, o óleo mineral é mais simples, visto que é retirado das fontes e não passa diretamente por grandes processos de industrialização.
Já o óleo sintético é totalmente fabricado em laboratório, passando por uma total ndustrialização. No geral, as propriedades são bem parecidas, e ambas as opções funcionam bem para a regulagem do motor. O óleo semissintético conta com uma mistura dos dois.
No geral, a principal diferente entre os tipos de óleo está no tempo de vida útil. Os óleos minerais têm a média de 5.000km, enquanto os sintéticos e semissintéticos conseguem ultrapassar a casa das dezenas de milhares. Porém, não tem exatamente um melhor ou pior, depende das instruções da moto.
Como saber o tipo certo de óleo para moto?
O tipo de óleo a se utilizar na motocicleta vai depender das informações ditas pelo fabricante. Nesse sentido, o manual do proprietário conta com a descrição completa do tipo de produto que funciona melhor de acordo com a fabricação do veículo.
No geral, há indicadores básicos; são eles:
Desempenho
O indíce de desempenho mensura a temperatura e as condições que o óleo de motor suporta. Cada tipo de motor impõe diferentes valores, portanto, vai pedir também diferentes tipos de óleo de motor.
Viscosidade
O índice de viscosidade se refere também aos limites mínimos e máximos de temperatura que o óleo suporta. No geral, esses números vêm informados na embalagem do produto, com a temperatura fria e a quente separadas pela letra W.
Quando trocar o óleo da moto?
O período para a troca do óleo da moto vai depender de cada modelo de moto. Em linhas gerais, o período recomendado é a cada 6 meses.
A quilometragem recomendada também fica na faixa de 5.000 a 10.000km, também a depender das condições impostas por cada fabricante.
Dicas para trocar o óleo para moto
Veja algumas dicas para trocar o óleo da moto:
1. Leia todas as informações
O manual do fabricante é o grande parceiro do motociclista, afinal, todas as informações estão ali colocadas. Por isso, é fundamental ler com atenção e entender mais sobre o próprio veículo.
2. Compre produtos de qualidade
O ideal é procurar boas marcas no mercado, evitando comprar produtos paralelos. Entenda que o óleo de motor é um componente muito importante para a saúde da moto, e tentar economizar aqui pode não ser benéfico no futuro.
3. Vá à oficina
Se o proprietário não quiser ou não conseguir fazer a troca por conta própria, o melhor é levar em uma oficina especializada e evitar qualquer dor de cabeça com a saúde do motor da moto.