A tabela FIPE motos 2023 é o parâmetro mais importante para comprar e vender veículos usados, além de ser a base para o pagamento de IPVA e licenciamento. Portanto, nós te trazemos todas as informações sobre a tabela FIPE motos 2023; confira!
Contents
O que é a tabela FIPE?
A tabela FIPE (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas) é uma referência para o valor de veículos no mercado brasileiro. Nesse sentido, a tabela FIPE é atualizada mensalmente e leva em conta o preço médio dos veículos vendidos no país e os parâmetros de depreciação financeira.
O recurso é utilizado por diversos setores, como concessionárias, bancos, seguradoras e o próprio Detran na valorização do IPVA. Fundada ainda no século passado, a tabela é ligada à Universidade de São Paulo (USP).
O objetivo da tabela FIPE é produzir índices econômicos e sociais que contribuam para a tomada de decisão de empresas e governos. Além disso, é uma importante precificação para os veículos 0km e usados.
Como acessar a tabela FIPE?
A tabela FIPE é completamente gratuita. O acesso é feito pelo site veiculos.fipe.com.br. Nesse sentido, o usuário pode escolher entre os itens “consulta de carros e utilitários pequenos”, “caminhões” e “motos”.
Para pesquisar os valores, o usuário pode informar marca, modelo e ano. Além disso, também pode pesquisar pelo código relativo ao modelo do veículo. O valor é expedido em reais e tem validade para aquele mês em exercício.
Como usar a tabela FIPE?
A tabela FIPE é um referencial de valor e não um valor absoluto. Assim, o preço de pode variar para mais ou para menos em relação que está indicado na tabela. Isso porque há outros fatores como quilometragem, região do país e estado de conservação.
Por isso, a tabela FIPE deve ser utilizada como uma referência e não como um valor definitivo. Nesse sentido, é um referencial muito importante para intermediar as compras e vendas de veículos no país.
Quais motos pesquisar na tabela FIPE?
A tabela FIPE conta com praticamente todas as motos legalmente produzidas e circulantes no Brasil. Nesse sentido, o usuário vai encontrar tudo o que procurar em diferentes anos de produção.
Vale ressaltar que os valores são atualizados mensalmente, e a referência utilizada é em relação ao exercício do momento da pesquisa. Por isso, o usuário pode encontrar as principais motos vendidas no Brasil.
Dicas para usar a tabela FIPE em 2023
Para usar a tabela FIPE para motos em 2023, é preciso acessar o site e refinar a busca. Nesse sentido, nós separamos algumas dicas para utilizar a tabela FIPE para motos com maestria e qualidade; confira:
Saiba o modelo correto
Pesquisar ‘Honda CG 150’ pode não ser o melhor possível, já que há uma infinidade de modelos vendidos pela Honda. Nesse sentido, no momento da pesquisa, o usuário precisa inserir a descrição completa do modelo da moto.
Por exemplo, ‘Honda CG 150 FAN ESi’ é uma pesquisa que dará o resultado da moto em questão. Apenas a pesquisa ‘Honda CG 150’ vai dar uma lista muito extensa que pode não corresponder à moto procurada.
Pesquise anos antes e depois
Para ter noção do preço da moto, é fundamental procurar pelo ano correto de fabricação. Porém, pesquisar os preços de modelos anteriores e posteriores também pode ajudar a dar uma base de precificação, ainda mais se o estado de conservação for muito acima e muito abaixo.
Use a tabela FIPE com maestria
Por mais que a tabela FIPE não seja exatamente a regra para a precificação, ela dá uma noção justa sobre o assunto. Entenda que valores muito acima e muito abaixo são estranhos e merecem uma pesquisa maior.