O capacete infantil para moto é um acessório de segurança fundamental para trafegar nas cidades. Porém, a legislação brasileira tem algumas regras específicas para crianças em motos; confira tudo e mais algumas dicas para comprar o capacete infantil para moto em 2023.

Contents
O que diz a lei?
Desde as novas alterações do Código de Trânsito Brasileiro de 2021, só podem trafegar de moto as crianças com mais de 10 anos de idade. Anteriormente, a legislação definia que a idade mínima era de 7 anos, mas a mudança já está valendo.
Com isso, a idade mínima atual é de 10 anos de idade. Nesse sentido, trafegar com crianças abaixo dos 10 anos é considerada infração gravíssima, com multa e suspensão do direito de dirigir.
Portanto, independentemente da idade a partir dos 10 anos, a criança precisa usar o capacete, item de segurança básico para qualquer pessoa em território nacional.
- E para ver todas as novidades em motos do ano, clique aqui.
O que diz a lei sobre o capacete infantil?
Não há exatamente uma lei específica sobre os capacetes para crianças. Na verdade, a legislação é a mesma para qualquer capacete. Nesse sentido, o produto precisa estar de acordo com as normas gerais.

O tamanho ideal do capacete infantil vai depender da idade da criança. Porém, os modelos variam de 40 a 50cm. Nesse sentido, também vai depender da própria marca escolhida.
O capacete deve estar em bom estado de conservação, ser devidamente fixado na cabeça e possuir o selo de certificação do INMETRO. É proibido usar capacetes que apresentem trincas, rachaduras, perfurações, amassados ou qualquer tipo de dano que possa comprometer a sua eficácia em caso de acidente.

Dicas de capacetes infantis
Veja algumas dicas de capacetes infantis disponíveis no mercado brasileiro:
1. MIXS Start Blocks
O capacete da MIXS traz toda a homologação devida pelo INMETRO, com um produto de tamanho 34 com forro antialérgico, viseira anti-risco, cinta jugular com rápido engate e diferentes tonalidades de cor, principalmente vermelho, rosa, branco e preto. O preço médio é de 110 a 150 reais nas principais lojas.

2. Liberty for Kids
O modelo Liberty for Kids, da Pro Tork, é um dos principais capacetes infantis disponível nos mercados brasileiros. O produto é bem reforçado, contando com pouco mais de 1kg de peso e revestimento em ABS.

A linha Liberty for Kids também apresenta uma boa variedade de cores, trazendo opções tanto para meninas quanto para meninos. O preço médio do produto é de 90 reais.

3. New Liberty For Kids
A Pro Tork tem outro modelo atualizado, o New Liberty for Kids, contando com viseira de 2mm de espessura, forração antialérgica e cinta jugular. O produto tem uma boa variedade de cores e com um design bastante esportivo, com o preço médio de 120 reais.

4. New Liberty Three
O New Liberty Three é outro produto da Pro Tork, só que com um design mais aberto, mas ainda mantendo a segurança. O capacete infantil tem ABS injetado natural, forro em nylon e uma boa adesivação. O preço médio do produto é de pouco mais de 100 reais, também com boa variedade de cores.

5. IMS Action
O capacete da IMS traz um tamanho bem pequeno, 48, mas uma boa estrutura para crianças. Apresentando um visual bem no estilo motocross, conta com regulagem de altura, entrada de ar e forro totalmente removível. O preço do produto é de 150 reais.
