Consórcio ou financiamento de moto; Veja a melhor opção hoje

Você finalmente decidiu comprar a tão sonhada moto. Contudo, não sabe o que é melhor: financiamento ou consórcio de moto? Não se preocupe! Pois vamos te apresentar como as duas modalidades funcionam e te ajudar a finalizar a compra de seu novo veículo de forma simples. Acompanhe!

publicidade
Financiamento ou Consórcio de Motos
Financiamento ou Consórcio de Motos

Consórcio ou financiamento

Nem sempre podemos pagar o valor total do veículo para quitá-lo à vista. E é aí que entram os bancos e instituições financeiras para nos dar uma mãozinha. 

publicidade

Nesse sentido, muitos deles oferecem boas opções de crédito para ajudar as pessoas a conquistar o sonhado veículo próprio. Porém, existem várias formas de conseguir dinheiro com um banco.

✓ Veja também:

publicidade

Atualmente, as mais famosas são o financiamento e o consórcio. Mas você deve estar pensando: qual a mais vantajosa? Qual oferece a menor taxa de juros? Fique tranquilo. Pois vamos explicar como as duas funcionam:


Consórcio ou financiamento de moto?

Atualmente, cerca de 2 milhões de pessoas possuem algum plano de consórcio de motos, conforme dados apresentados pela Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios.

Nesse sentido, no ano de 2021, mesmo com a crise da pandemia, mais de 5 milhões de motos e carros foram financiados pelos brasileiros.

publicidade

Portanto, se você está pensando em usar uma dessas duas formas de comprar sua moto, saiba que ambas apresentam vantagens e desvantagens.

Então, veja a seguir os prós e os contras do financiamento ou consórcio de moto:


Como funciona o consórcio de uma moto?

A princípio, optar pelo consórcio para comprar suas moto acaba se tornando um pouco mais fácil, uma vez que as instituições não precisam consultar seu CPF.

publicidade

Contudo, após o cadastro, talvez você precise apenas de um avalista para prosseguir com o processo financeiro.

De maneira geral, o consórcio é  uma espécie de poupança. Desse modo, não há cobrança de juros ou impostos de operação. Entretanto, existem algumas taxas administrativas, porém em valores menores.

Uma das vantagens é que no consórcio de moto, você não precisa dar uma entrada. Ou seja, você só precisa pagar em dia as parcelas do seu plano.

publicidade

Porém, a desvantagem dessa modalidade, é que todos os meses os participantes do consórcio participam de um sorteio ou fazem um lance de determinado valor. Do contrário, é necessário esperar sua vez de ser contemplado e ir pagando as parcelas.


Como faço para financiar minha moto?

Agora vamos falar sobre o financiamento. A princípio, você já sai da concessionária com sua moto em mãos. Isso porque o financiamento consiste em um empréstimo feito pelo banco escolhido por você!

Contudo, diferente do consórcio, o financiamento possui juros embutidos nas parcelas. Desse modo, é importante ressaltar que o percentual é diferente para cada banco.

publicidade

✓ Veja as notícias mais acessadas nas últimas semanas:

Outro ponto que merece destaque é que no financiamento você vai precisar dar um valor de entrada. A princípio, esse valor costuma ser de, pelo menos, 20% do valor total do veículo. E deve ser pago em dinheiro.

publicidade
Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Consórcio ou financiamento de moto; Veja a melhor opção hoje

Arthur Lins
Formado em jornalismo, Arthur é especialista em motos e se juntou a equipe do Motos News em 2020 e desde então, vem trazendo novidades semanalmente para a página e assuntos relacionados ao mundo das duas rodas deixando todos os nossos leitores bem informados.