Você sabe quando trocar o capacete? Para quem usa muito a moto todos os dias, é preciso ficar atento aos itens de segurança. Portanto, para te ajudar, nós separamos uma dica completa para definir quando trocar o capacete; confira!
Contents
Capacete tem prazo de validade?
Não, de acordo com o Inmetro, o capacete não tem prazo de validade. O produto é enquadrado como um ‘bem durável’. Assim, não pede uma data de validade de fábrica pelo produtor como acontece com alimentos e outros produtos disponíveis no mercado.
Dessa maneira, os critérios sobre o tempo útil de um capacete são definidos pelo próprio piloto. No momento de uma abordagem policial, por exemplo, o agente de trânsito não pedirá uma data de validade do capacete, mas pode observar a conservação e julgar se há ou não problemas.
Qual o tempo recomendável de uso do capacete?
Apesar de não fixar uma data de validade, a indústria sugere um prazo de duração do produto. De acordo com as marcas, o prazo é de 3 a 5 anos. Ou seja, a recomendação da troca é após pelo menos três anos de uso.
Vale ressaltar que há diferentes níveis de uso do capacete. Portanto, a escolha da troca depende do próprio motociclista. Por isso, veja algumas dicas essenciais para saber quando trocar o capacete.
- Veja mais curiosidades e novidades do mundo das votos, clique aqui.
5 sinais de que o capacete está desgastado
Veja alguns sinais que mostram que o capacete precisa ser trocado:
5. Tempo de uso
Como diz o próprio fabricante, se o capacete tiver mais de 5 anos de uso, vale a pena pensar em trocá-lo. Entretanto, se o motociclista não fizer um uso constante, pode levar um tempo maior para planejar a troca. Por outro lado, quem trabalha todos os dias, deve trocar até antes se possível.
4. Forros soltos
Com o tempo, o capacete começa a soltar o forro interno. É normal que haja certo desgaste, mas quando começa a incomodar e ficar quase sem revestimento, já é hora de planejar para comprar outro.
3. Viseira solta
Quem anda de moto todos os dias sabe que a viseira estraga bastante mesmo. Porém, chega um momento em que nem as viseiras novas se encaixam direito, daí o problema é o capacete.
2. Capacete folgado
Se o capacete ficava certinho na cabeça e, com o tempo, passou a ficar ‘frouxo’, pode ser o sinal de desgaste. É comum que os equipamentos se dilatem ao longo do tempo, perdendo completamente o encaixe necessário.
1. Partes exteriores quebradas
A quebra de partes exteriores também indica o momento da troca. Lembre-se de que quando o capacete perde a estrutura, também perde a capacidade de proteger o motociclista.
Precisa trocar o capacete após uma queda?
A recomendação do fabricante é que o motociclista troque o capacete após uma queda. O uso muito brusco em um momento de acidente pode danificar completamente o produto e reduzir a segurança para outros incidentes.
Dessa maneira, se o motociclista teve uma queda mais forte, vale a pena se planejar para comprar um novo capacete e se sentir mais seguro.
Dicas para conservar o seu capacete
Veja algumas dicas para conservar o seu capacete:
- Mantenha o capacete limpo
A sujeira, além de deixar o visual feio, pode comprometer mecanismos externos e internos do capacete. Por isso, mantenha-o limpo, mas tome cuidado com a água, já que lavar muito pode estragar também.
- Seque o capacete
Para quem toma chuva, é necessário sempre buscar secar o capacete. Manter o produto muito molhado estraga o estofado. Portanto, não descuide dessa parte.
- Evite dar pancadas no capacete
Não jogue o capacete de qualquer jeito ou deixe em um lugar onde ele cai rotineiramente. Essas batidas na estrutura podem danificá-la e tirar a força de segurança do produto.