Você conhece o hoverboard? O item já se tornou uma febre entre os jovens e nada mais é do que um skate elétrico e super tecnológico. Então, se você conhece o hoverboard e quer ver mais detalhes deste transporte alternativo, continue acompanhando nosso conteúdo.
Contents
Você conhece o hoverboard?
Sabemos que a tecnologia dominou diversas áreas no mundo. Seja os meios de comunicação, habitação e, claro, transporte. Nesse sentido, temos visto cada vez mais lançamentos de transportes alternativos, que incentivam o desapego por carros e transporte público geral.
E dentro desses itens de transporte, um vem chamando bastante a atenção, especialmente entre os jovens brasileiros. Você conhece o hoverboard? A princípio, estamos falando de um skate elétrico que utiliza motores e rodas, e se locomove conforme a inclinação de nosso corpo.
✓ Saiba mais:
À primeira vista, a aparência dele lembra bastante um skate. Entretanto, a forma de se movimentar é mais similar a um patins, onde os dois pés são unidos por uma estrutura.
Porém, mesmo se tornando um sucesso entre o público infanto-juvenil, o Inmetro não considera o hoverboard um brinquedo. Isso porque sua velocidade ultrapassa os 8 km/h.
Além disso, não há nenhum órgão brasileiro que faça a regulamentação do equipamento. Ou seja, ele não possui selo de segurança nacional. O máximo que ele possui, é o selo da Comissão de Segurança de Produtos de Consumo (CPSC), que é dos Estados Unidos.
Assim, se você conhece o hoverboard ou não, e quer ainda mais detalhes do aparelho, continue acompanhando nosso artigo.
Como funciona o hoverboard?
Lembra que mencionamos que o hoverboard funciona conforme inclinamos nosso corpo? Nesse sentido, ele basicamente usa um conjunto de motores, giroscópios, sensores e uma bateria recarregável.
✓ Conheça outros modelos:
Desse modo, o giroscópio é quem detecta a inclinação do corpo e envia as informações para o motor, mostrando a velocidade que o aparelho precisa alcançar para diminuir os riscos de queda e também o sentido em que ele deve se movimentar (frente, ré ou curva).
Além disso, o giroscópio funciona de forma independente. Ou seja, ao exercer mais pressão sobre um dos lados, o sensor manda a informação de que uma das rodas precisa acelerar e a outra diminuir a velocidade, realizando uma curva.
Qual o perigo do hoverboard?
A princípio, nós já contamos que o aparelho pode chegar a uma velocidade maior que 8 km/h. Porém, alguns modelos chegam até 20 km/h. Logo, levar um tombo a essa velocidade pode ser bem perigoso.
Por isso, a segurança deve ser um dos principais cuidados para quem estiver “pilotando” o aparelho. Além disso, os pais devem estar acompanhando seus filhos no momento do uso.
Primeiramente, sempre utilize equipamentos de proteção, como capacete, joelheiras, cotoveleiras e munhequeiras. Desse modo, eles vão te proteger em uma eventual queda.
Outro cuidado é evitar andar em ruas e calçadas irregulares, algo bem comum no Brasil. Então, como o aparelho é leve, é interessante passar por “obstáculos” com ele nas mãos.
Por fim, se você conhece o hoverboard, sabe que não é indicado andar com ele em dias de chuva. Isso porque as chances dele derrapar e provocar uma queda são grandes. Ah, e nunca desça uma ladeira com o equipamento. Afinal, o motor não vai conseguir anular a força exercida pela gravidade.
Quanto custa o hoverboard?
Se você conhece o hoverboard ou não, mas ficou interessado em adquirir um, seguindo nossas recomendações de segurança, é interessante mencionar quanto custa, em média, o item.
Nesse sentido, saiba que os preços podem variar muito. Por exemplo, o Hoverboard Fun LED da marca Atrio, um dos mais vendidos aqui, custa cerca de R$1499,99. Entretanto, existem modelos a partir de R$600. Então, vale a pena pesquisar bastante antes de fazer sua compra.
Agora que você conhece o hoverboard, pode compartilhar o conteúdo deste artigo com outros amigos para deixá-los por dentro da novidade!