De acordo com a Honda, a Shineray copia a Biz ao lançar a Ray 50 Turbo. Por isso, a montadora iniciou um processo na Justiça por plágio contra a montadora chinesa. E o caso teve atualizações constante; confira todas as últimas noticias sobre a acuação de a Shineray copiar a Biz!

Contents
Shineray copia a Biz e caso vai para justiça
A história começou já no meio de 2022, quando a Honda acusou a Ray 50 da Shineray de ser uma ‘cópia’ da Biz 125. A marca japonesa considerou pelo entendimento da sua cúpula que a moto chinesa era muito parecida com a Biz, enquadrando o caso em plágio e iniciando um processo formal.
Por sua vez, a diretoria jurídica da Honda considerou que o design da Ray 50 representava uma cópia da Biz 125, apesar de as motos não terem o mesmo valor de cilindradas. Por outro lado, a Shineray nega veementemente a suposta cópia da concorrente.
Entenda mais sobre o caso Shineray copia a Biz no decorrer do texto.
Conheça a Shineray Ray 50
A Ray 50 é um ciclomotor, a popular ‘cinquentinha’, uma moto de 50cc. Assim, o nome oficial da moto é Shineray Ray 50 Turbo, trazendo um visual simples de uma scooter pequena e de baixa cilindrada.

A moto da Shineray conta com um câmbio semiautomático e um espaço para guardar o capacete na parte inferior do banco. O lançamento da Turbo – que só tem turbo no nome – está na casa dos 9 mil reais.
- É preciso ter Habilitação para pilotar Motos de 50CC?
- Motos até 10 mil para comprar sem medo de errar (novas e usadas)

A Honda Biz 125
A Honda Biz 125 é uma das motos mais populares da Honda. O novo motor é uma atualização de 124cc da Bizinha, scooter muito vendida no Brasil. O modelo é vendido no Brasil a partir dos 13 mil reais.
- E para ver todas as novidades e motos do ano, clique aqui.

O que as partes dizem sobre o caso?
Ambas as empresas já se pronunciaram oficialmente sobre o caso. A Honda defende que investe bastante em inovação e preza pela livre concorrência. Porém, a empresa pontua que fará o que for preciso judicialmente para proteger as suas propriedades.
A Shineray já se posicionou mais de uma vez sobre o caso. A defesa é de que os modelos são diferentes. Além disso, a marca chinesa entende que a Honda Biz não teria elementos inelegíveis para algo parecido no mercado, permitindo que ambas as motos coexistam.
No entendimento de ambas as marcas, o caso deve ser julgado com devida apuração na Justiça. Nesse sentido, a Shineray entende que a medida é descabida, mas espera que tudo seja resolvido de maneira justa. Ao mesmo passo, a Honda entende que a marca chinesa precisa restituir as perdas.
Outro caso entre as marcas
Ambas as motos já se enfrentaram em outro processo. No ano de 2017, a Honda acusou a Shineray de copiar elementos da CG 150 Titan e da Bros. A Justiça periciou partes como banco e pontos de encaixe e deu a vitória para a Honda.
À época, a Shineray foi sentenciada a retirar todas as motos e produtos de divulgação da 150 Max e da 150 GY. Além disso, a empresa foi multada em milhões de reais por conta dos anos de vendas da moto.
Atualizações sobre o processo da Honda
As últimas informações dão conta que o Tribunal de Justiça de São Paulo considerou que havia procedência no pedido da Honda. Com isso, a Shineray já retirou a Ray 50 do site, não disponibilizado mais nenhum material de divulgação do modelo.
Porém, a própria Shineray não entende que o caso acabou. À altura do final de 2022, ainda há instâncias para a marca chinesa recorrer e ainda travar algum tempo de disputa judicial.
O que pode acontecer?
A jurisprudência de outros casos prevê o que aconteceu no próprio ano de 2017. Caso a Shineray perca definitivamente, terá que retirar totalmente qualquer venda ou divulgação da Ray 50. Além disso, a Justiça ainda pode aplicar multas proporcionais ao número de motos vendidas por danos morais.
Caso a perícia realizada na moto dê ganho de causa para a Honda, a Shineray pode retomar a venda e a divulgação da sua cinquentinha. Além disso, os chineses podem solicitar a aplicação de multas por danos morais sobre a representação da marca japonesa.