Quanto tempo Leva uma Volta ao Mundo de Moto?

Você sabe quanto tempo leva para dar uma volta ao mundo de moto? Pois saiba que isso já é possível e a experiência pode ser bastante divertida e regada de adrenalina. Então, se você ficou curioso para saber quanto tempo leva uma volta ao mundo de moto, continue acompanhando nosso conteúdo!

publicidade
Volta ao mundo de moto
Volta ao mundo de moto

Volta ao mundo de moto

A princípio, quem tem paixão por duas rodas, com certeza já pensou em sair por aí com sua companheira para viver diversas aventuras de moto. Nesse sentido, já existem diversos entusiastas que rodam o país conhecendo novos lugares montados em suas motos.

publicidade
Fonte: Londrinatur

Entretanto, algumas pessoas desejam ir mais além, explorando até mesmo países diferentes sobre uma motocicleta. Então, eis que surge a dúvida: é possível dar uma volta ao mundo de moto? E quanto tempo isso levaria? 

✓ Saiba mais:

publicidade
Volta ao mundo de moto
Fonte: Estadão Mobilidade

Pois saiba que a resposta é sim! É possível rodar o mundo sobre duas rodas. Porém, o trajeto pode não ser tão rápido assim. Então, vamos saber quanto tempo leva para dar a volta ao mundo de moto? Acompanhe:

publicidade

Quantos km dá uma volta ao mundo?

De acordo com o Guinness World Records (o famoso livro dos recordes) uma volta ao mundo tem, no mínimo, 40.075 km. Ou seja, é o mesmo diâmetro que possui a Linha do Equador.

Fonte: ND Mais

Porém, existe um detalhe importante! Nesse sentido, a volta ao mundo deve começar e terminar no mesmo lugar. Logo, essa distância real vai depender do objetivo, trajeto e recursos do aventureiro com sua moto.

publicidade

O grande David Springbett foi o recordista em dar a volta ao mundo em 1980. Desse modo, ele cobriu distâncias como passageiro em voos regulares.

Além disso, ele ainda ganhava um desconto nos voos, visto que a Federação Aeronáutica Internacional considera uma volta ao mundo a distância mínima de 36.770 km, o diâmetro total do trópico de Câncer.

✓ Veja mais novidades:

publicidade
Volta ao mundo de moto
Fonte: Campo Grande News

Por fim, ele fez cerca de 37.122 km em uma viagem com total de 44 horas e seis minutos.

publicidade

Quanto tempo leva uma volta ao mundo de moto?

Agora que você já sabe que é possível tamanha façanha, resta saber; quanto tempo leva a volta ao mundo de moto? Bom, antes é preciso entender que, com avião, obviamente o percurso é mais rápido (e até confortável).

Fonte: Blog Pantaneiro Capas

Nesse sentido, o trajeto por terra é um pouco diferente. Primeiramente, os continentes são separados por oceanos. Logo, o percurso sobre duas rodas pode demorar mais tempo.

publicidade

Isso também acontece porque os pilotos quase sempre querem conhecer novos lugares e percorrer caminhos alternativos. Inclusive, o piloto mais jovem a dar a volta ao mundo de moto foi Kane Avellano.

Volta ao mundo de moto
Fonte: Varella Motos

Desse modo, com 23 anos ele fez a incrível jornada com uma Triumph Bonneville. Inicialmente, a aventura começou no dia 31 de maio de 2016 e terminou no dia 19 de janeiro de 2017. Bastante tempo, né?

publicidade

Entretanto, esse título pode estar com os dias contados. Isso porque outro britânico, chamado Jack Groves, começou a dar a volta ao mundo de moto com 21 anos, em 11 de julho de 2019, montado em uma Royal Enfield Himalayan.

MotoAtacama Tours

Porém, esse aventureiro não teve tanta sorte pelo caminho. Isso porque a pandemia de covid-19 atrasou um pouco o percurso de Jack, fazendo com que o tempo de viagem aumentasse, ficando 255 dias parado na América do Sul.


Outras curiosidades sobre duas rodas

Após conferir que é possível dar a volta ao mundo de moto, e que o trajeto não é o mais rápido, que tal conferir outras façanhas sobre rodas? Nesse sentido, temos o argentino Emilio Scotto, que completou a viagem mais longa de moto.

publicidade

Assim, pilotando uma Honda Gold Wing GL 1100, ele trafegou mais de 735.000 km e 214 países. A viagem começou em 17 de janeiro de 1985 e terminou em 2 de abril de 1995.

Volta ao mundo de moto
Fonte: ND Mais

Entretanto, o feito não é classificado como uma viagem, porque o motorista não retornou ao local de partida, apenas seguiu em frente.

Além disso, também temos o feito da eslovena Benka Pulko. Desse modo, ela percorreu cerca de 180.016 km com uma BMW F650, sendo a viagem feminina mais longa feita de moto.

publicidade

Por fim, ela visitou 69 países e sete continentes, saindo do ponto de partida em 1997 e finalizou no mesmo local, 2 mil dias depois, no ano de 2002.

Avalie este conteúdo!

Avaliação média:
Total de Votos:

Quanto tempo Leva uma Volta ao Mundo de Moto?

Arthur Lins
Formado em jornalismo, Arthur é especialista em motos e se juntou a equipe do Motos News em 2020 e desde então, vem trazendo novidades semanalmente para a página e assuntos relacionados ao mundo das duas rodas deixando todos os nossos leitores bem informados.