Você gostaria de deixar o carro de lado e abraçar os meios sustentáveis e transporte amigo do meio ambiente? Então, precisa conhecer o transporte alternativo! Por isso, trouxemos um conteúdo completo explicando o que é, os tipos e a economia gerada pelo transporte alternativo. Confira!
Contents
Transporte alternativo
Antes de discorrermos sobre quais os tipos de veículos dessa modalidade, é importante explicar o que, de fato, é o transporte alternativo. Nesse sentido, meios de transporte diferenciados são uma forma de se locomover, utilizando um meio diferente dos convencionais.
Ou seja, é quando deixamos nossos carros, motos e até o transporte público de lado, e adotamos outros meios para chegar até nosso destino.
Além disso, o transporte alternativo é aquele que contribui com a mobilidade urbana de uma cidade e que pode ser usado sobre trilhos, na água, com o uso de cabos, sobre rodas ou até mesmo a pé.
Dessa forma, alguns desses meios são projetados para amenizar o trânsito e também diminuir os efeitos negativos de muitas horas dentro de um ônibus sem conforto.
✓ Veja também:
O legal dessa iniciativa, é que o transporte alternativo contribui para uma redução no fluxo de trânsito, com o meio ambiente, e também para incentivar, em alguns casos, a prática de exercícios.
A seguir, falaremos mais sobre os tipos de transporte alternativos.
Tipos de veículos classificados como alternativos
Como mencionamos, o transporte alternativo visa fazer com que as pessoas deixem carros e ônibus, e optem por veículos diferentes para se deslocar. Atualmente, existem vários tipos de veículos alternativos. Veremos alguns a seguir:
- Patinete elétrico: O meio de transporte antes utilizado para lazer. Porém, hoje te transporta pela cidade como veículo alternativo. Além das empresas que oferecem patinetes para alugar, também é possível investir em um veículo próprio;
- Bicicleta: Um dos meios de transporte alternativo mais famosos, com certeza é a bicicleta. Nesse sentido, ela te permite fugir do trânsito, enquanto pratica exercício físico. Se torna perfeita em cidades com ciclovias;
- Monociclo elétrico: Apesar de futurista, o monociclo elétrico se tornou um meio de transporte alternativo nas ruas para muitos que querem praticidade;
- Patins: Gosta de se aventurar? Que tal ir até o trabalho de patins? Isso mesmo, o item, além de despojado, é perfeito para te levar aos locais que deseja.
Transporte alternativo e a economia
Se contribuir para a preservação do meio ambiente já é algo incrível, imagina usar um meio de locomoção que te faz economizar todos os meses? Nesse sentido, isso se torna possível ao optar pelo uso de um veículo alternativo.
✓ Veja as novidades das motos do ano:
Isso porque, ao escolher esse meio de locomoção, você deixa de gastar com passagens de ônibus ou com combustível para seu veículo. Por exemplo, se você comprar uma bicicleta, que custa cerca de R$600, deixará de gastar cerca de R$500 mensais. Ou seja, um dinheiro a mais em seu bolso.
Além disso, também é importante ressaltar que um carro ou moto, oferece outros gastos mensais, além do combustível. Por exemplo: óleo, manutenção, seguro, etc.
Entretanto, alguns transportes alternativos têm a desvantagem em dias de chuva. Desse modo, o condutor do veículo pode se molhar ou tomar uma corrente fria de vento.
Mas, considerando que não são todos os dias que chove, ainda vale a pena investir nessa iniciativa.
Viu como apostar na sustentabilidade do alternativo pode ser perfeito para sua rotina? Então, analise as opções e veja quais delas se adequam melhor às suas necessidades.